O que avaliadores procuram em um candidato na hora da entrevista

Em um mercado de trabalho tão competitivo quanto o de hoje, além de se qualificar profissionalmente para disputar as vagas igualmente, também é importante que o candidato saiba mais sobre os processos seletivos em si.

Em um momento tão importante como uma entrevista de emprego, é necessário que o entrevistado saiba o que os avaliadores esperam dele durante a conversa, pois é por essa conversação que o candidato consegue ou não a vaga.

Por isso, vamos te mostrar abaixo o que os avaliadores procuram em um candidato na hora da entrevista, a fim de aumentar as suas chances de ser aprovado em processos seletivos futuros.

O que avaliadores procuram em um candidato na hora da entrevista
Fonte: (reprodução/internet)

Quer saber mais sobre os processos de entrevista? Fique aqui e confira o que você precisa saber sobre o assunto.

Saber o quanto você se conhece

É importante que você se conheça bem antes de fazer um processo seletivo. É por isso que perguntas como “qual seu animal favorito?” são feitas por entrevistadores em muitas entrevistas.

ANÚNCIO

Ao analisar sua resposta, o examinador também traça um panorama sobre sua capacidade de autoconhecimento, e, através disso, pode deduzir se você está tentando enganá-lo ou não durante a entrevista.

Com isso, também é possível que os entrevistadores analisarem características da sua personalidade, pois se você admira um animal ou celebridade específica, é deduzível que se identifique alguma semelhança entre você e ele.

Qualificações e vivências profissionais

Talvez a parte mais importante da entrevista seja a hora de falar sobre as qualificações e vivências profissionais, pois é aqui que o examinador chegará a conclusão se esse é o candidato certo ou não para a vaga.

É importante destacar que o entrevistador não está procurando por um candidato perfeito, portanto, não tente parecer um e aponte possíveis falhas suas em empregos anteriores. Como por exemplo, dificuldade em comunicação ou outras questões quaisquer que sejam.

Quanto à qualificação profissional, também não é interessante mentir no currículo ou durante a entrevista. Seja sincero sobre suas capacidades e mostre sempre vontade de melhorar nessa questão. Inclusive, pode ser recomendável que você se especialize com cursos gratuitos disponíveis na internet.

Profissionais estáveis em empregos anteriores

Não tem como você alterar o seu passado profissional de uma hora para outra, porém, é importante saber logo de início que trabalhadores com uma trajetória mais estável acabam tendo preferência em processos seletivos.

Portanto, se você contar com alguns anos em um mesmo emprego, suas chances de contratação acabam sendo maiores. Porém, caso não se enquadre aqui, não é necessário entrar em desespero.

Ao te chamar para a entrevista, o examinador já sabe das suas experiências passadas, através do seu currículo. Portanto, as suas chances ainda estão em alta, basta mostrar que você tem capacidade de se entregar de fato àquela empresa e criar uma trajetória ali.

Aparência profissional

Quando falamos de aparência profissional, não estamos nos referindo apenas às suas vestimentas no momento da entrevista, mas também à sua postura durante a conversação e dentro do ambiente de trabalho.

Ou seja, se mostrar uma pessoa disposta durante a conversa, além de demonstrar cuidados básicos consigo mesmo, com certeza vão te ajudar a causar uma boa impressão no examinador.

ANÚNCIO